LENIO STRECK E O FATOR STOIC MUJIK

fevereiro 11, 2016 Cesar Luiz Pasold FATOR STOIC MUJIC 0 comentários

º Em Artigo extremamente estimulante de reflexões e debates , LENIO LUIZ STRECK,  inicia assim : “O filme recente chamado Bridge of Spies (Ponte dos espiões), estrelado por Tom Hanks merece ser passado em sala de aula. Para estudar várias coisas: o que é ser um advogado, o que é princípio e o que é isto — a Constituição. Sem dar “ispoiler”, há algumas coisas que merecem ser aqui comentadas e se encaixam no comportamento de Pindorama (imaginário social, mídia e comunidade jurídica). No filme, Donavan, interpretado por Hanks, é um advogado de seguros. Por questões políticas, é indicado para defender um espião soviético que fora preso. O ano é 1960, em plena guerra fria.”.

Segue o texto que , para irresistível leitura , vai ao final tendo este teor: “Por isso insisti com a coerência e a integridade no novo Código de Processo Civil (além de outras conquistas). Esse é o trabalho da doutrina. Constranger. Dizer: “você está errado”. “A Suprema Corte errou”. “Você violou uma lei”. “Você julgou contra a jurisprudência”. “Por isso, por aquilo, por aquele outro”. Esse é o papel do “fator Julia Roberts”: constranger epistemicamente.”

> De minha parte, digo : leia em Artigos e Ensaios!

O texto foi publicado originalmente em : http://www.conjur.com.br/2016-fev-11/senso-incomum-fator-stoic-mujic-juiza-kenarik-papel-advogados-hoje

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 730660 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 19 de Janeiro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold