A INFORMATIZAÇÃO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

fevereiro 12, 2016 Cesar Luiz Pasold INFORMATIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 0 comentários

“Hoje, as maiores riquezas são bens imateriais e não mais bens materiais, de modo que é preciso que os conceitos jurídicos progridam na mesma direção. A gestão da Administração Pública também procura dinamizar-se para dar conta das demandas sociais, e a informatização adquire papel de destaque por imprimir maior agilidade ao serviço, ao viabilizar a gestão do fluxo de processos, com a ampla coleta de dados, e possibilitar a realização de planejamento, com a avaliação dos resultados. Para isso, são necessários programas de computador cada vez mais sofisticados e customizados que atendam às finalidades públicas. O desenvolvimento de tais programas alcança ocorrer dentro da própria administração ou envolve terceiros, através de contratos celebrados com a administração pública. Esses contratos podem abranger a aplicação de novas ferramentas e a participação de novos atores, como governo, universidades, empreendedores e pesquisadores. É preciso viabilizar o aproveitamento econômico desses bens dominicais imateriais mas, como isso pode ser feito?”

>Acima temos uma estimulação efetiva à reflexão teórica e prática sobre a relação entre a Informatização e a Administração Pública, do Prof. Dr. Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva na sua obra: SILVA, Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e. Software e Propriedade Intelectual na Gestão Pública. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015. Veja na seção RECOMENDANDO PUBLICAÇÕES.

> O Prof. Dr. Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva é Magistrado do TJSC, Diretor da ESMESC (Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina) e Acadêmico da ACALEJ (Academia Catarinense de Letras Jurídicas). Na ACALEJ ele ocupa a Cadeira nº 19, cujo Patrono é o falecido Desembargador Marcílio João da Silva Medeiros.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 727710 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 19 de Janeiro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold