DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 2016

março 7, 2016 Cesar Luiz Pasold A MULHER 3 Comentários

>Para prestar as devidas homenagens, este Blog efetuou 3 convites -que foram aceitos-para a publicação,aqui, de artigos sobre a MULHER, neste Dia Internacional da Mulher , em 08 de março de 2016.

>De autoria da Profª Dra. Elizete Lanzoni Alves, Acadêmica da Academia Catarinense de Letras Jurídicas- ACALEJ, o primeiro artigo, originalmente publicado aqui hoje neste Blog, tem por título:A MULHER E SEU PAPEL NA SOCIEDADE: CONQUISTA OU (RE) CONQUISTA?

No trecho inicial pondera: “A temática sobre a mulher pode ser abordada a partir de diferenciados aspectos, todavia, nada chama mais a atenção que a luta pela conquista quanto ao seu papel na Sociedade e pelo reconhecimento de seus direitos sociais, civis, trabalhistas e políticos.”

Encerra, assim: “O Dia Internacional da Mulher é uma simbologia, o compromisso com a igualdade de gênero, tema eleito pela ONU para comemorar a data, deve fazer parte da educação e dos valores. É exercício mental e comportamental, ético e prático do cotidiano de todas as pessoas em todas as nações. A história da mulher não é simbólica, mas elemento integrante da história geral da humanidade e , também, é esse o reconhecimento que se quer.”

> Leia em ARTIGOS E ENSAIOS !

>O segundo artigo tem por título A CULTURA DE OPRIMIR E CULPAR. A Autora é a Deputada Estadual Ana Paula Lima (PT) – Coordenadora da Bancada Feminina da ALESC. Ele foi publicado originalmente no Diário Catarinense, em 04/03/16, p.23.

No desenvolvimento do texto, a autora expõe: “ Empoderar mulheres não é disputa entre sexos. É antes, uma luta contra o preconceito e a desigualdade. Reconhecer isto é fundamental para caminharmos em frente. Precisamos parar de tratar como natural a violência contra a esposa, o abuso sobre a funcionária, o estupro ocorrido na saída de uma festa.”

Em certo trecho estratégico,informa uma realidade estimuladora de muitas reflexões: “Santa Catarina tem cinco das 100 cidades mais violentas para as mulheres. A cada 11 minutos um novo estupro é registrado. Uma em cada quatro sofre violência obstétrica. Três em cada cinco brasileiras já sofreram algum abuso em relacionamentos.”

> Leia em ARTIGOS E ENSAIOS !

>E o terceiro artigo, originalmente publicado aqui neste Blog na edição de hoje, tem por título: O ENIGMA MULHER. O seu autor é o Advogado e Professor Sandro Sell- Advogado e Professor.

Em momento destacado do texto, provoca: “Há uma verdade criminológica assustadora. Homens são assassinados ou feridos nas ruas, comumente por desconhecidos, enquanto mulheres são mortas no lar e por seus parentes. Pode-se generalizar e dizer que a casa é o lugar mais seguro para o homem e mais arriscado para as mulheres.”

Prestes a finalizar, diz: “Assim como as qualidades, os defeitos são humanos e multigenerificados. Por outro lado, é certo que o que é elogiável num homem (saber cozinhar, cuidar de bebês, ter letra bonita…) é ainda visto como uma obrigação para as mulheres. Nesse sentido, elas ao mesmo tempo que são louvadas como deusas, são exigidas como escravas.”

> Leia em ARTIGOS E ENSAIOS !

3 Comentários

  1. Sandro Sell 2 anos Responder

    Li os artigos da Professora Elizete e da Deputada Ana Paula: belíssimos textos que, por si só, já enaltecem o brilho intelectual da mulher catarinense. Parabéns!
    Do Professor Pasold há pouco o que dizer, mas vou provocá-lo na sua própria área: Aristóteles. Dizem que na Idade Média a fama do filósofo grego era tal que nem mais se o tratava pelo nome de batismo, bastava dizer “O Filósofo”, em letras maiúsculas, e todos sabiam de quem se tratava. Aqui, em Santa Catarina, quando dizem “O Professor”, sem qualificar, imagino que seja o Professor Pasold de quem estão falando. E digo tal sem ter sido seu aluno, pois sua fama o precede e sua obra fala por si. Obrigado por mais essa iniciativa, Professor. Divulgarei o blog entre os alunos como uma das melhores iniciativas acadêmicas dos últimos tempos aqui em nosso estado. Abraço a todos. Sandro Sell

    • Cesar Luiz Pasold

      Minha gratidão pelas bondosas palavras deste brilhante Professor Sandro Sell. Recebo esta mensagem como poderoso estímulo à continuidade do Blog , sempre preocupado com a qualidade da estimulação às reflexões sobre Direito, Ética , Politica e outras área temáticas de Interesse Social! Abraço !

    • Cesar Luiz Pasold

      Agradeço pela bondosa referência que tomo como estímulo para prosseguir , com afinco, na Docência!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 140788 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 22 de Outubro de 2017.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold