SER JUIZ

junho 24, 2016 Cesar Luiz Pasold SER JUIZ 0 comentários

Vânia Petermann> A Magistrada, Professora, Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI, Diretora de assuntos acadêmicos e pedagógicos da Academia Judicial do TJSC, Vânia PETERMANN, é a Autora do Livro intitulado” SER JUIZ – Caminhos para a Jurisdição de Qualidade”, com o selo da Alteridade Editora.

Ao estabelecer o “Propósito da Obra”, a Autora diz: ” SER JUIZ NO SÉCULO XXI . Eis a escolha desafiadora daqueles que abraçam a carreira da magistratura em tempos de tamanho protagonismo do Judiciário. Assim, para entender a resposta que se coaduna com a qualidade do Jurisdição que a Sociedade tanto almeja( e o que diz a missão judiciária) , esta obra visita o Brasil Colônia, o Império e a República, até a Constituição Cidadã de 1988, demonstrando a conformação do direito à Jurisdição e o modelo do juiz de cada tempo. Ao chegarmos no sec. XXI, depara-se com nova realidade:para SER JUIZ não basta aplicar a lei ao caso concreto.” ( p.21).  

Entre tantos aspectos que aborda de modo descritivo e criticamente responsável, encontra-se, por exemplo: “O modelo de Recrutamento e Seleção de Magistrados de Primeira Instância brasileira se aproxima do técnico-burocrático, vez que não se baseia na larga experiência dos candidatos.”(p.139).

Prestes a encerrar o texto nuclear do Livro,  a Autora pondera: “O aprimoramento é, hoje,a condição elementar para o exercício de uma Magistratura Independente, imparcial, como requisito do Direito à Jurisdição , servindo-lhe o desenvolvimento de Competências também como instrumento de adequação às ferramentas disponíveis na atualidade para maximizar os resultados da qualidade do serviço jurisdicional e,consequentemente, para a efetividade do Direito à Jurisdição. “(p.274).

Enfim, é importante destacar um aspecto metodológico que muito contribui para  a qualidade da compreensão da Lógica de Conteúdo do Livro : a apresentação, no Anexo 2 , do “Rol de Categorias”  e seus Conceitos Operacionais (p. 305 a 320).

Pela excelência da Obra, ela consta no:

> RECOMENDANDO PUBLICAÇÕES deste Blog. Veja lá !!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1161496 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 14 de Agosto de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold