GUTTA CAVAT LAPIDEM

agosto 6, 2016 Cesar Luiz Pasold Humanização da Humanidade 0 comentários

a dedicatoria novolivro Aquino coletivo> Ana Cristina Bacega de BASTIANI, Mayara PELLENZ e Sergio Ricardo Fernandes de AQUINO, em coautoria, compuseram a obra intitulada “GUTTA CAVAT LAPIDEM – Reflexões axiológicas sobre direitos humanos e dignidade da pessoa humana”, recém lançada pela Editora Deviant.

A Apresentação é da Professora MSc. Suzete Habitzreuter HARTKE e o Prefácio é do Professor Dr. Paulo Roney Ávila Fagundes.

Na Introdução, os Autores já conferem o belíssimo tom que irá dominar o texto integral: “ O título desta obra é uma expressão em Latim a qual designa um esforço significativo, histórico, a fim de representar, de modo insistente, a humanização da humanidade. A expressão gutta cavat lapidem se traduz como  ‘a gota que escava a pedra’. Veja-se: somente pela árdua tarefa de compreender o Outro na sua absoluta diferença , na sua vida cotidiana , que os Direitos Humanos e a Dignidade da Pessoa Humana se tornam vetores de paz, de harmonia , de civilidade. No entanto, apesar dessas adversidades, deve-se persistir numa vida digna, assegurada a todos , pois é pela diversidade que se constitui a  unidade  da vida.” (itálicos no original).

E, praticamente ao final do texto, merece destaque: “  “Traçar as linhas e as cores dessa obra de arte chamada Vida não é algo que se restringe às posturas dogmáticas e atemporais, especialmente as de caráter puramente abstrato. Somente a Educação para esses direitos traz a sua renovação, indagação, inquietude a fim de que esses direitos sejam o retrato de nossa humanidade.”

> Esta obra merece e por isto está em RECOMENDANDO PUBLICAÇÕES !

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 727762 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 19 de Janeiro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold