DIA DO ADVOGADO !

agosto 11, 2016 Cesar Luiz Pasold DIA DO ADVOGADO 0 comentários

> Nossa homenagem aos Advogados no seu dia é efetuada com a publicação deste belo e obFoto Gilberto Teixeirajetivo texto do Advogado e Professor Gilberto Lopes TEIXEIRA –Vice-Presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC)-[Publicado originalmente no Diário Catarinense de 08/8/2016, p. 19. Republicado aqui neste Blog com expressa autorização do Autor], nos seguintes termos:

“No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado, decorrente da celebração do início do ensino jurídico no país, em 1827, quando as primeiras faculdades foram instaladas em São Paulo e Olinda (PE), por decreto do Imperador Dom Pedro I. Mais que formar bacharéis em direito, tais faculdades tornaram-se centros de formação de intelectuais e formadores de opiniões.

Em Santa Catarina, em 1º de novembro de 1931, um grupo de advogados fundou o Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC. Historicamente o Instituto dos Advogados contribuiu no processo de aprimoramento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e na criação da Seccional da OAB Catarinense, lutou pelo retorno da Democracia durante a Ditadura Vargas (1937 a 1945), na defesa das prerrogativas dos advogados no período de 1964 a 1980 e na fundação da Faculdade de Direito de Santa Catarina, em fevereiro de 1932.

E nesse quadro histórico os advogados assumem papel de relevância e essencialidade colocando a advocacia em paridade com a magistratura, o ministério público e a defensoria pública.

Nos termos da Constituição Federal (art. 133), “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Em assim sendo, o advogado é imprescindível, tido como o primeiro juiz da causa, sendo o preparador das decisões soberanas dos magistrados, presta serviço público e exerce a função social. O advogado detém o ônus de exercer com exclusividade a capacidade de dirigir-se a juízo e postular direitos, colaborando, assim, sobremaneira, com o aprimoramento das instituições e da própria sociedade.

                                Em suma, a advocacia não é uma simples profissão, é uma atividade destinada a proteger, preservar e resgatar os direitos individuais, busca auxiliar na construção de uma Sociedade mais humana e solidária, mais justa e perfeita.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 727723 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 19 de Janeiro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold