Homicídio de Crianças Indígenas. Colonialidades e Direitos Fundamentais.

novembro 15, 2017 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

Foi lançado, na UNIVALI Campus Sede de Itajai, o Livro  “Homicídio de Crianças Indígenas. Colonialidades e Direitos Fundamentais” ( Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017), de Autoria de foto de Tainá com microfoneTainá Fernandes PEDRINI.

Ela é Graduanda em Direito na UNIVALI,  Membro da Sociedade Europeia de Criminologia e da Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina  (AACRIMESC).

O Titular deste Blog , Prof. Dr. Cesar Luiz PASOLD, integrou a Banca Examinadora do TCC que lhe atribuiu, merecidamente, nota 10 e com a recomendação expressa  que, efetuadas certas e pouca correções, fosse publicado em Livro.

foto capa Livro TaináE o Dr. PASOLD teve a honra de ser convidado, pela Autora, para escrever o “Prefácio I”, no qual ressalta que a sua recomendação para que fosse transformado em Livro e publicado, “sustentou-se em argumentos de ordem temática e epistemológica.” Justifica : “O tema é atualíssimo e dotado de indiscutível relevância humanística, cultural, ética e jurídica.A jovem Autora opera com uma perspectiva de conhecimento teórico e histórico do “Constitucionalismo ao Constitucionalismo Latino-Americano”, em suas peculiaridades, categorias, fundamentos e possibilidades doutrinárias e normativas. “

Registra que esse “é o draft básico da abordagem de interconstitucionalidade fundamentalmente cultural, que é, como ressalta a Autora, determinante seja da Constituição seja do Estado Constitucional.” Esclarece que a “ estrutura capitular é composta, sob a disciplina do método indutivo, conforme um referente acadêmico claro para a Autora. Ela evidencia domínio de conhecimentos teóricos fundamentais e especial capacidade de estimular reflexões sobre um problema contundente: o infanticídio permitido e “legitimado” pela cultura de um povo determinado. “ Pontua que toda “ a Lógica de Conteúdo deste Livro é sedimentada numa tríade: Direito, Pluralismo Jurídico e Interculturalidade. E sob tal tríplice perspectiva é examinada a realidade e a Constituição e seu discurso.” O Dr. PASOLD arremata : “Este Livro exerce plenamente a sua Função Social, sem dúvida! Renovados parabéns à Autora. Cumprimentos efusivos à Editora pela publicação desta Obra.”

 O “Prefácio II” é de autoria do Prof. Dr. José Everton da SILVA(Coordenador Curso de Direito – Campus I – UNVALI,) e no qual se encontra uma frase lapidar, precisa, contundente : “ Ler o livro de Tainá foi uma terapia, uma espécie de catarse[…]. Ao final da leitura, o professor está orgulhoso, o homem branco inquieto, e o cidadão envergonhado”.

 A Apresentação é da Professora MSc. Pollyanna Maria da SILVA (Professora de Direito Penal na UNIVALI e na UNIFEBE), e do seu texto destaca-se aqui uma especial manifestação com interessante e pertinente informação: “Orgulho-me de apresentar à comunidade acadêmica a obra ´Homicídio de Crianças Indígenas: Colonialidades e Direitos Fundamentais’ e sua autora Tainá Fernanda Pedrini – cujo nome de origem tupi-guarani, curiosamente, não por acaso, significa estrela”.

A obra está, por todos os seus méritos, em destaque na nossa seção RECOMENDANDO PUBLICAÇÕES !!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 156779 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 08 de Dezembro de 2017.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold