O COMÉRCIO MARÍTIMO E SUA LINGUAGEM TÍPICA

maio 4, 2018 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

CAPA Dicionario-de-Comercio-Maritimo-5-Ed-20014-Marco-A-Collyer-4791412De autoria do titular deste Blog, Prof. Dr. Cesar Luiz PASOLD, selecionamos o texto sobre um importante e utilíssimo Dicionário de interesse para todos os estudiosos e os profissionais que lidam com o Direito Portuário e/ou o Direito Comercial e/ou o Direito Marítimo e/ou o Direito Internacional.

Leia a seguir:

“O Comercio Marítimo[1] é um complexo de atividades de excepcional relevância na vida econômica de todos os Países, tanto historicamente quanto na atualidade deste mundo globalizado, e assim, portanto, também para o Brasil. Este importante segmento requer daqueles que nele estejam envolvidos diversas habilidades e competências específicas.

Uma destas competências específicas é, sem dúvida, o domínio da linguagem típica desta área temática.

Pois é exatamente na direção de fornecer o suprimento para o uso adequado da linguagem no Comércio Marítimo é que foi concebido o  “Dicionário de Comércio Marítimo − termos e abreviaturas usados no comércio marítimo internacional”, de autoria de Marco A. COLLYER  e Wesley O. COLLYER. Esta utilíssima obra já se encontra em sua quinta edição  sob o selo da Editora Aduaneiras. O Dicionário contem mais de 8.000 verbetes e registra as principais home pages de shipping.

No Prefácio às duas primeiras edições, o prefaciador Manfred KRZONKALLA, descreve de maneira totalmente apropriada este Livro, assim :

“Este dicionário é uma excelente obra de consulta, de grande valor técnico , que apresenta verbetes específicos e atualizados referentes ao tema Comércio Marítimo , desde os mais usuais nessa atividade, até os de cunho jurídico, úteis a todos os operadores e nem sempre de fácil alcance. Não são raras as vezes em que nos deparamos com siglas ou abreviaturas que desconhecemos ou que nos deixam confusos. Neste dicionário descobriremos uma infinidade de siglas representando expressões nascidas da necessidade de abreviar ao máximo as mensagens destinadas às comunidades telegráficas”.

Já Maximiniano FONSECA na Apresentação das duas primeiras edições informa e constata da seguinte maneira:

“Estima-se que mais de 95% do comércio internacional brasileiro são feitos por via marítima; portanto a familiaridade com termos marítimos é essencial em seu trato. Assim sendo, a idéia de elaborar um dicionário de shipping foi da mais alta importância para preencher uma lacuna em nossa literatura técnica do setor[…]”.

Na Apresentação da Terceira Edição, o Capitão-de-Longo-Curso Álvaro José de ALMEIDA JÚNIOR, então Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante, foi peremptório no louvor ao Dicionário:

“Em um universo em que a falta de livros técnicos ligados ao transporte marítimo em nosso país é uma constante, a publicação desta obra será de grande auxílio e valia para todos que lidam com o transporte sobre água nas várias latitudes de nosso planeta.”

 E, no prefácio à terceira edição, o então Presidente da Transpetro, Mauro Orofino CAMPOS, refere-se à “qualidade intrínseca da obra que de fato é um instrumento de grande utilidade para todos aqueles que, direta ou indiretamente, militam em qualquer dos ramos que possuem interface com a navegação comercial aquaviária”.

Enfatizo, enfim, que este Dicionário é, sem dúvida, utilíssimo para especialmente Empresários, Administradores, Executivos, Especialistas em Comércio Exterior ou Internacional, e Advogados. Dentre estes últimos, muito mais ainda para aqueles que lidam com o Direito Portuário e/ou o Direito Comercial e/ou o Direito Marítimo e/ou o Direito Internacional!

[1] Este Texto foi escrito originalmente  em 2008  e atualizado, especificamente quanto ao numero da Edição e ao número de Verbetes,  em 03 de maio de 2018.

foto CLP REDONDAclp@cesarluizpasold.com.br

www.conversandocomoprofessor.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 324559 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 18 de Outubro de 2018.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold