DICA DE LEITURA E RECOMENDAÇÃO DE PALESTRA SOBRE COMPLIANCE TRIBUTÁRIO

setembro 1, 2018 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO ANDRE LEMOS MESMONosso Colaborador Permanente André Henrique LEMOS comparece com mais uma DICA DE LEITURA.

Desta vez a indicação é da Obra :

MADRUGA, Edgar (coord.); SILVA, Fábio Almeida e (coord.); OLIVEIRA, Fábio Rodrigues de (coord.).  Compliance Tributário – práticas, riscos e atualidades.  Realejo Edições.  2018.

“Um bom começo para qualquer processo de comunicação eficiente é buscar respostas para perguntas: como? O quê? Para quem? Por quê? Onde?

Estar em conformidade. Criar e executar as boas práticas. Analisar riscos. Tudo isto ao que parece poderia ser um lugar comum no dia a dia da Administração Pública consigo mesma; ela com outras entidades internacionais; na relação perante seus administrados, seja por meio de leis e normatizações, nas suas contratações com as iniciativas pública ou privada.

Por certo, longe de ser lugar comum, diante do universo que, ao longo da evolução dos tempos têm aumentado o grau de complexidades e sofisticações no mundo dos negócios, não sendo diferente no jurídico-contábil mundial. Uma mutação diuturna, veloz, intensa.

O combate à corrupção não é tema novo, mas por certo, sempre na ordem do dia. É da ética, da governança corporativa, estas, por exemplo – e mais objetiva e didaticamente – como dois gêneros, onde o compliance, topograficamente, situa-se como espécie.

Assim, portanto, há compliance em vários ramos, não podendo ficar de fora, o tributário, tão importante e necessário para se estar em Sociedade e ter a presença de um Estado.

Neste livro de coautoria, o qual completa quase dois times de futebol, profissionais de várias áreas – professores da BSSP Centro Educacional, gestores, consultores, advogados, contadores e representantes da administração tributária -, todos com seus respectivos destaques, tratam de temas latentes, dentre os tantos, sobre compliance e tributos (IRPJ, CIDE, IPI, PIS/PASEP, COFINS, CPRB, ICMS e ISS); distribuição de lucros nos regimes do lucro presumido e do SIMPLES NACIONAL; Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e Escrituração Contábil Digital (ECD); auditoria; malhas finas; eSocial e também o compliance trabalhista e previdenciário como forma de prevenção de riscos fiscais.

Sem dúvida, assuntos influenciadores dos destinos das relações entre os fiscos (União, Estados e Municípios) e contribuintes; entre o Estado brasileiro e estrangeiros.  Do futuro de todos.As respostas para as perguntas do início, certamente encontradas nas páginas deste Livro. Boa leitura a todos e até a próxima dica.”

ATENÇÃO :

Informamos que os dois Coautores do Livro acima recomendado (Ana Paula BISMARA e  Luiz NÓBREGA)  serão Palestrantes, tendo como Debatedor  o nosso Colaborador Permanente André Henrique LEMOS, no evento “VII Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis, no CRCSC”.

No próximo dia 03/09/2018, na Ilha de Santa Catarina.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 341065 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 16 de Novembro de 2018.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold