REAFIRMANDO A COMEMORAÇÃO DOS 87 ANOS DO IASC – INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SANTA CATARINA

novembro 5, 2018 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO GILBERTO

Nosso Blog reafirma a merecida   comemoração dos 87 anos do IASC, transcrevendo em seguida o  Artigo de autoria do Presidente  Gilberto Lopes Teixeira, que foi publicado originalmente no DC de 01/11/18 , na página 4.

Com a devida autorização do Autor, segue o texto:

87 ANOS DO IASC

O INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SANTA CATARINA IASC completa 87 anos de existência. Fundado em 1º de novembro de 1931, o instituto é a primeira e mais antiga associação de advogados do Estado. O IASC teve papel importante na história da advocacia e do Estado, com destaque na luta pelo retorno da democracia durante o regime de Vargas e a ditadura militar. O Instituto foi responsável também pela implantação da primeira faculdade de Direito em 11 de fevereiro de 1932 e pela criação da Seccional Catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) em 1º de janeiro de 1933.

O papel do IASC depende da exata compreensão de sua própria atribuição histórica; sua trajetória de lealdade com a Justiça, à defesa da Democracia e ao fomento da Cultura Jurídica; não sendo uma conquista apenas dos advogados, mas de toda uma coletividade jurídica pautada no aprimoramento da Democracia.

O IASC empenha-se na construção de um Brasil livre e democrático, no aperfeiçoamento da Sociedade, usando suas prerrogativas regimentais e o comprometimento estatutário na busca da efetividade da ordem ético-social e democrática; atuante na defesa da República, do Estado democrático de Direito e das prerrogativas profissionais dos advogados.

O IASC é composto por advogados, juízes, promotores, desembargadores, doutores, mestres e bacharéis em Direito que tem como finalidade: o estudo do Direito, à difusão dos conhecimentos jurídicos, e ao culto da justiça; à colaboração com os poderes públicos no aperfeiçoamento da ordem jurídica; à defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos, da dignidade e do prestígio dos juristas de modo geral; quando necessário, oferece assistência jurídica à coletividade contra atos ou omissões de autoridades; devota-se, também, à promoção da defesa do meio ambiente, da ecologia em geral, do consumidor, do patrimônio histórico, artístico, estético, turístico, paisagístico e cultural; e bem assim, ao aperfeiçoamento do exercício profissional das carreiras jurídicas.

Comemoremos, pois, a importância social e histórica do IASC na promoção do estudo e da prática da ciência jurídica em nosso Estado.

Sejamos pontes a unir caminhos, avante Brasil.

Gilberto Lopes Teixeira – Presidente do IASC”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 341088 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 16 de Novembro de 2018.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold