PROCESSO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO FEDERAL

novembro 16, 2018 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO ANDRE LEMOS MESMONosso Colaborador Permanente André Henrique LEMOS (Advogado licenciado, Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, Membro Efetivo do IASC), ministrará uma “aula-curso” sobre Processo Tributário Administrativo Federal no próximo   dia 17/11/18, das 9h-12h. O local é : Top20+um, rua Tenente Silveira, 111, Ed. Parthernon II, sala 501,
Centro, FLN, SC.

O Ministrante adianta em nosso Blog uma síntese da “aula – curso”, como segue:

“A aula-curso, terá como título o Processo Tributário Administrativo Federal, oportunidade em que se compartilhará com o público-alvo da experiência amealhada ao longo de 20 anos de advocacia empresarial, e mais recentemente, nos últimos 2 (dois) anos como Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, passando por aspectos teóricos e práticos do Processo Administrativo Fiscal Federal, durante as 3 (três) horas de aula-curso.

Visa, fundamentalmente, proporcionar aos estudantes de Direito e de Ciências Contábeis, profissionais destas áreas, bem como de Administração e executivos como as questões tributárias federais são solucionadas.  Abordar-se-á legislação e normatização sobre a matéria, em especial a (1) Constituição Federal; (2) Leis Complementares, como o Código Tributário Nacional – CTN e o Código de Processo Civil – CPC/2015); (3) Lei 9.784/99, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal; (4) Decreto 70.235/72, que trata do processo administrativo fiscal; (5) Regimento Interno do CARF – RICARF; (6) estrutura do CARF.

 Além da passagem pela legislação e normatização sobre a matéria, também se adentrará no (i) contencioso administrativo tributário federal (aspectos normativos e exemplos práticos); (ii) em temas específico sobre o contencioso administrativo federal, principais súmulas e julgamentos importantes, por exemplo.

Feita esta abordagem e contextualização, ao final haverá um julgamento simulado de um caso concreto, fazendo com que o público-alvo participe na condição de conselheiros (fazendários e dos contribuintes), procurador da Fazenda Nacional e representante da parte, possibilitando a interação e a sensação prática de um julgamento.

A metodologia consistirá na exposição dialogada, orientada por lâminas em power point, e ao final, haverá recomendação de bibliografia.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 358840 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 14 de Dezembro de 2018.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold