PARA REFLEXÃO: THOREAU E O PODER DA PALAVRA ESCRITA

dezembro 25, 2018 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

capa thoreau“O Orador entrega-se inspiração de um momento  passageiro e fala para a multidão à sua frente, para aqueles que podem ouvi-lo ; o escritor, porém, que encontra seu momento na vida serena e que seria perturbado pelos incidentes e pela multidão que inspiram o orador, fala para o intelecto e o coração da humanidade, para todos, em qualquer época, que possam compreendê-lo.

Não admira que, em sua expedições, Alexandre levasse consigo a Iliada, guardada num precioso escrínio.

Uma palavra escrita é a mais fina das relíquias. É algo ao mesmo tempo mais íntimo e mais universal que qualquer outra obra de arte. É a obra de arte que mais se aproxima da vida. Pode ser traduzida para qualquer língua e não apenas lida, mas aspirada por todos os lábios humanos; pode ser gravada não apenas em tela ou em mármore mas esculpida a partir do próprio sopro da vida. O símbolo do pensamento de um homem da antiguidade transforma-se na linguagem do homem de hoje. […]

Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações.  Os livros, aqueles mais antigos e melhores, encontram-se de modo natural e legítimo nas estantes de qualquer cabana.  Eles não tem causa própria a defender, apenas instruem e amparam o leitor, cujo senso comum não os recusa. Seus autores formam uma aristocracia natural e irresistível e qualquer sociedade e, mais do que os reis e imperadores, exercem influência sobre a humanidade.”

(Em: THOREAU, Henry David . A desobediência civil. Tradução de Sergio Karam. Porto Alegre : L&PM, 2002.p.63 e 64.- itálicos no original- sem menção ao título original no exemplar utilizado).

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 503984 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 15 de Junho de 2019.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold