EM DEFESA DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA

maio 3, 2019 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO ATUAL SERGIO AQUINOO Colaborador Permanente Sérgio Ricardo Fernandes de AQUINO ( Mestre e Doutor em Ciência Jurídica pela UNIVALI; Docente Permanente e Pesquisador da Escola de Direito da Faculdade Meridional – IMED no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado – e Graduação. Coordenador do grupo de pesquisa “Ética, Cidadania e Sustentabilidade”) apresenta objetiva e  estimuladoras reflexões sobre Filosofia e Sociologia. Merece leitura atenta, a seguir:

“Nesses tempos de desejos imediatos, intolerância, superficialidade das ideias, é preciso fazer uma defesa intransigente da Filosofia e da Sociologia porque esses saberes são capazes de provocar, de estimular pensamentos humanos cada vez mais críticos. Envolve-se, ainda, um ato de autorreflexão e o despertar da consciência coletiva como uma verdadeira política civilizacional deve ser.

Precisa-se estimular cada vez mais o estudo da ética, da ontologia, da metafísica, da estética, da lógica, dos comportamentos humanos e de como acontecem dentro do cotidiano, especialmente no que se refere ao campo jurídico.

Por esse motivo ao se referir à Filosofia nós conseguimos identificar, questionar, problematizar as principais funções que existem hoje no mundo, questionar sobre o ser humano, saber a validade de sua conduta, de questionar o mundo existente e entender esse mundo.

Já Sociologia traz pra nós um leque muito vasto de dados e resultados que faz entender os principais momentos históricos em que a participação envolvimento de grupos conseguem normatizar, usar e ainda desenvolver novas formas de relacionamento como é a globalização, o hiperconsumo, os modos de produção, o papel dos movimentos sociais, entre outros.

A decisão governamental de inferiorizar esses saberes pela lógica de custos é descabida, especialmente para se colocar toda a responsabilidade de resultados científicos imediatos em benefício da Sociedade nas Ciências mais duras como Medicina, Medicina Veterinária Odontologia, Enfermagem, as Engenharias, Agronomia, entre outros. É a partir da Filosofia e da Sociologia que todos esses saberes se tornam humanizados nas suas práticas e capazes de rever seus princípios mais elementares, ou seja, usar a velha expressão arché.

Cortar verbas para as atividades acadêmicas filosóficas e sociológicas representa uma perda da sensibilidade muito acentuada para quem desejar cursar Filosofia ou Sociologia, afinal, não são todos que possuem vocação para as Ciências Naturais ou de cunho mais lógico.

Outro ponto preocupante é a evasão das licenciaturas para essas disciplinas. De um lado, Escolas que precisam de Professores, e, de outro, a extinção desses cursos.

Devemos nos perguntar: Para que servem a Filosofia e a Sociologia?

Para nos humanizar na medida em que o tempo passa, para resgatas nossas memórias e fazer com que nós possamos alcançar outros patamares de civilização à medida que nós conseguimos entender essa complexidade chamada ser humano.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 481032 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 22 de Maio de 2019.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold