OS MULTIPLOS TALENTOS DE OTHON GAMA D´EÇA, obra de autoria do JURISTA E ACADÊMICO DA ACALEJ UMBERTO GRILLO

junho 15, 2019 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

foto da capa de OS MULTIPLOS TALENTOS DE OTHON GAMA D´EÇA de UMBERTO GRILLONa noite da quinta feira pp, dia 13 de junho deste 2019, na Casa Boiteux, na Ilha de Santa Catarina, ocorreu o lançamento da Obra intitulada “OS MÚLTIPLOS TALENTOS DE OTHON GAMA D´EÇA” de autoria do ACADÊMICO da ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS JURÍDICAS- ACALEJ, o Jurista Umberto GRILLO.

O titular deste Blog, Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold, na condição de Presidente da ACALEJ, escreveu a APRESENTAÇÃO dessa Obra.

O inteiro teor, encontra-se , a seguir:

“APRESENTAÇÃO

A Academia Catarinense de Letras Jurídicas- ACALEJ foi fundada em 13 de dezembro de 2012, e instalada, em Sessão Magna, no dia 05 de Abril de 2013, sob os auspícios da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina, tendo por objetivo principal o aperfeiçoamento e perpetuação da memória das Letras Jurídicas neste Estado e no Brasil.

A UFSC pelo seu CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, a FUNDAÇÃO JOSÉ ARTHUR BOITEUX e a ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS JURÍDICAS (ACALEJ), firmaram um Termo de Cooperação, conforme o qual as referidas instituições assumem compromissos de compartilhamento de informações e acervo documental jurídicos, a promoção e preservação do resgate histórico de dados literários jurídicos, a contribuição para as letras jurídicas em quaisquer de seus ramos com a difusão e publicação de obras neste campo.

As Instituições decidiram que o Termo de Cooperação seria concretizado prioritariamente à edição de livros que resgatem a biografia e a produção de Patronos de Cadeiras  da ACALEJ.

A Cadeira nº 24 da nossa Academia tem como Patrono o falecido Jurista e excepcional Intelectual Professor OTHON DA GAMA LOBO D’ EÇA.

Ele foi um dos Instituidores da Fundação José Boiteux, do primeiro Curso Jurídico em Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras . 

No Magistério iniciou a carreira como Livre Docente e  foi Vice Diretor de 1956 a 1962, da Faculdade de Direito de Santa Catarina.

Cultor do Latim (do qual era o sabatinador nos vestibulares) tornou-se, por concurso, Professor Catedrático da Cadeira de Direito Romano.

O trabalho com o qual foi aprovado para a Cátedra, contem um exercício de resposta para uma instigante indagação, que se torna mais destacada ainda, porque apresentada já em 1941: “Teria o regime de propriedade, entre os romanos, atravessado uma fase comunista?”

Exímio motivador de seus alunos, o Professor Gama D’ Eça (como o denominávamos – tive a honra de ser seu aluno em Direito Romano), com sua excelente capacidade de comunicação verbal oral (orador excepcional), sustentava as aulas no seu profundo conhecimento de história universal antiga, medieval e moderna, e na sua extraordinária cultura geral.

OTHON GAMA D´EÇA, recebeu, merecidamente, o título de Professor Emérito Post Morten da UFSC.

O Ocupante da Cadeira nº 24 da ACALEJ, o Confrade UMBERTO GRILLO, é o autor da presente Obra na qual, com especial cuidado e carinho, evidencia, de maneira consistente e inquestionável, OS MÚLTIPLOS TALENTOS DE OTHON GAMA D´EÇA, cujo texto em inteiro teor tive o privilégio de ler e muito apreciar, em primeira mão!

Umberto Grillo exerceu o magistério por 40 anos, tendo sido Professor no Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina por 04 anos e na UFSC por 36 anos, nesta última tendo sido, inclusive, Docente Assistente do Prof. Dr. Henrique Stodieck.  

Umberto Grillo constitui-se num Jurista que sempre foi e é respeitado pela sua sabedoria jurídica, ética pessoal e profissional e produtiva dinâmica de trabalho. Assim o é e foi seja como Advogado, seja no exercício da Magistratura na qual exerceu a judicatura com efetividade exemplar, e presidiu, com eficiência e eficácia, o Tribunal Regional do Trabalho-TRT- da 12ª Região-Santa Catarina.

E ainda mais: Umberto Grillo alia a atividade no Magistério e como Operador Jurídico à condição de exímio Escritor, Artista, Pintor em óleo e em bico de pena, com destacada maestria, sensibilidade e qualidade!

Esta especial combinação qualitativa do Autor, explica bem a significativa e elevada qualidade técnica e literária do presente Livro.

Nele, muito apropriada e justamente, o Confrade UMBERTO GRILLO resgata o homem, o estudante, o literata, o sempre seduzido pela arte, o jornalista, o interessado em política e ideologia, o magistrado (em “curta experiência”), o admirador de Cruz e Souza, o especialista em porcelana antiga, o amigo de muitos- mais especialmente de Altino Flores e Jorge Lacerda-, e o brincalhão e criativo OTHON GAMA D´EÇA!

Pelo exposto, é com muita honra, prazer e convicção que a ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS JURÍDICAS-ACALEJ registra e enaltece esta magnífica obra de seu Acadêmico UMBERTO GRILLO, que é dedicada à perpetuação da memória   do Patrono da Cadeira nº 24, OTHON DA GAMA D´EÇA.

Cumprimentos especiais ao Autor pela Obra e à Editora por publicá-la!

Ilha de Santa Catarina, outubro de 2016.-Cesar Luiz Pasold-Presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas- Ocupante da Cadeira nº 01-Patrono Henrique Stodieck”

ATENÇÃO: A OBRA ENCONTRA-SE RECOMENDADA NA SEÇÃO RECOMENDANDO PUBLICAÇOES, DESTE BLOG.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 660778 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 21 de Novembro de 2019.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold