COMUNICAÇÃO E TOM DE VOZ : ATENÇÃO !

julho 30, 2019 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

CAPA DO HARVARD PARA TOM DE VOZ“Tão importante quanto o que se diz aos colaboradores é como a mensagem é transmitida – os melhores líderes sabem que dar instruções em um tom agressivo e negativo restringe o desempenho dos colaboradores antes mesmo de eles começarem a realizar a tarefa.

Um estudo conduzido no Yale School Of Management mostra perfeitamente o que acontece. Estudantes que se oferecem para participar do experimento são alocados em equipes para realizarem juntos algumas tarefas com o objetivo de ganhar dinheiro para uma empresa imaginária.

Então, entra, o “gerente” do projeto, que na verdade é um ator instruído para falar em determinado tom: “alegria e entusiasmo”, “cordialidade e tranquilidade”, “apatia e desânimo” ou “ irritabilidade e hostilidade”.

Desses quatro grupos, dois deles não apenas assumiram uma postura mais positiva como também se provaram muito mais eficazes que os outros, gerando mais lucros para suas empresas. De quais grupos você acha que estou falando?

Agora pense em qual desses quatro tons você usa com mais frequência. Você pode se surpreender, mas muitas vezes não temos nenhuma ciência das mensagens que enviamos.

[…] Isso não se aplica apenas a ambientes corporativos.”

(Em : ACHOR, Shawn. O jeito HARVARD de ser feliz. O curso mais concorrido da melhor universidade do mundo. São Paulo : Saraiva, 2012. Tradução de Cristina  Yamagami.p.68/69. Título Original: The happiness advantage.)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 559339 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 13 de Agosto de 2019.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold