DISCURSO PROFERIDO PELO PROF. DR. ARISTIDES CIMADON NO LANÇAMENTO DA OBRA “COMENDADORES DO IASC: ÍCONES DA ADVOCACIA CATARINENSE”.

agosto 12, 2019 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO CIMADONA seguir, com a devida autorização,  faz-se a transcrição integral do Discurso do Professor Dr. Aristides CIMADON (Doutor em Ciência Jurídica pela UNIVALI;Magnífico Reitor da UNOESC; Membro da ACALEJ- Academia Catarinense de Letras Jurídicas- Cadeira n.35- Patrono : Dante Martorano; Membro Efetivo e Benemérito do IASC- Instituto dos Advogados de Santa Catarina) , proferido  no dia 06 pp do mês corrente, no auditório da OAB/SC.

CAPA LIVRO ICONESNaquela DATA, COM O AUDITÓRIO LOTADO, foi lançada a Obra:

TEIXEIRA, Gilberto Lopes (Org.).  Comendadores do IASC– Ícones da Advocacia Catarinense. Joaçaba: UNOESC, 2019.

Leia o texto integral do Discurso , como segue:

“Cumprimentos ao Dr. Gilberto Lopes Teixeira – Presidente do Iasc, Dr. Rafael de Assis Horn – Presidente da OAS – SC. Permitam que em seus nomes cumprimente todos os membros da mesa e todas as autoridades citadas pelo Cerimonial. Cumprimento as Senhoras e Senhores presentes e permitam, em nome de meu sempre orientador, prof. Dr. Cesar Luiz Pasold, também presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas, e de modo muito especial nessa noite, aos nossos Comendadores do IASC.

É uma honra estar aqui, neste momento, quando o IASC faz o lançamento desta importante obra histórica sobre os Comendadores do IASC: Ícones da Advocacia Catarinense. Aliás, a honra tem três importantes motivações: a primeira pelo fato de a Editora da Unoesc ter tido o privilégio de fazer a publicação dessa belíssima obra que entra nos anais da história daquela editora. Dentre tantas obras publicadas, esta tem um significado especial porque traz um pouco dos grandes feitos desses grandes ícones da Advocacia catarinense. A segunda, pela honra de poder escrever o prefácio da obra, organizada por nosso dinâmico e brilhante Advogado e presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC, Gilberto Lopes Teixeira. A terceira, por estar aqui e comemorar com o IASC esse momento ímpar em homenagem aos  nossos Ícones da Advocacia Catarinense: os Comendadores. Nada mais merecido. Aliás, parabenizo nosso presidente, organizador da obra, por escolher de nosso vernáculo, essa representativa palavra: “Ícone”. Seu significado merece nosso aplauso, porque, no campo da semiologia e da semiótica um ícone é um signo visual que representa um objeto por ser semelhante a ele. Graças a essa relação de semelhança, o ícone pode substituir a coisa que representa.

Então, esses nossos ícones, representam, materialmente, a Ciência Jurídica e o Direito na sua construção histórica em Santa Catarina.

Sendo assim, quando vejo, ou ouço o nome de Cesar Luiz Pasold, ou de Sidney Guido Carlin, ou de Waltoir Menegotto, ou de José Isaac Pilati, ou de Ricardo José da Rosa, fica estampado o signo, a marca da história da Advocacia em Santa Catarina. Esses ilustres profissionais do mundo do Direito simbolizam a realidade da Advocacia catarinense, com todas suas conquistas e, ao mesmo tempo, com todos seus contextos problemáticos. Aqui, nessa obra, através dos registros de suas palavras, está a alma de tantos esforços, sacrifícios, desejos e lutas por um Direito que perquire a justiça, a melhor justiça possível.

Fui agraciado com o privilégio de escrever o prefácio, nele disse que o IASC é uma espécie de família, uma constelação familiar. Nela, as relações são as mais estreitas, por vezes complicadas, mas sempre uma relação familiar. Na constelação familiar há uma oportunidade imensa de aprendizado com todos aqueles que nela transitam e dela fazem parte. Ali, dos conflitos às grandes festas, sempre há uma boa oportunidade de aprendizagem. Nessas relações que acontecem dos jovens com os jovens e deles com os mais experientes constrói-se o conhecimento, mundo da experiência profissional e muitas oportunidades de vida. Assim é o IASC: Uma constelação familiar.

Há uma riqueza imensa nessa publicação. Especialmente porque é uma obra diferente. Além dos belíssimos discursos dos Comendadores ali publicados, traz as particularidades históricas estampadas em fotografias. Torna a obra agradável de ser vista e lida ao mesmo tempo. Penso que deva transitar entre os nossos Cursos de Direito das instituições catarinenses e brasileiras para que os atuais e futuros operadores do Direito conheçam e tenham como exemplo nossos ícones da Advocacia e se espelhem na trajetória de suas vidas para construir seus caminhos profissionais.  

Presidente Gilberto, muitíssimo obrigado por me trazer a esse meio importante e poder desfrutar de tão preciosos fatos históricos do nosso IASC. Sua dinâmica atuação contagia a Advocacia Catarinense e provoca a OAB para estar vigilante e impulsionar o Direito a ser um instrumento transformador da história humana catarinense e a regular a Sociedade de modo a garantir cada vez mais qualidade de vida, exorcizando o Estado intervencionista.

Nesse momento da história brasileira, penso que há necessidade de pensar numa nova regulação de nossos ordenamentos, em todas as áreas, sem exceção.  Aprendi, com meu orientador e Comendador Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold, que com fundamento em Aristóteles, afirmava repetidamente que as melhores soluções e caminhos são aqueles que apontam por decisões com equidade, com meio termo e proporcionalidade.  O Direito não deve e não pode ser instrumento de manutenção de privilégios de classes, de conluios, de restrição de liberdades ou de proteção de ideologias. O Direito deve ser um instrumento de construção de uma Sociedade livre, democrática, responsável, solidária e próspera.

Parabéns por esse momento, presidente Gilberto.

Gratidão aos Comendadores por esse exemplo de vida e profissionalismo.

Obrigado.”

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 626850 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 16 de Outubro de 2019.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold