PARA REFLEXÃO: POR UMA CULTURA DE PAZ – alguns estímulos de Leandro KARNAL e Monja COEN.

janeiro 5, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

foto CAPA KARNAL E COEN“ Uma cultura de paz é uma cultura de tolerância ativa, mas também é, acima de tudo, uma cultura do conhecimento de si”. (KARNAL, em KARNAL, Leandro e COEN, Monja. O Inferno somos Nós– do Ódio à Cultura de Paz. Campinas: Papirus Sete Mares, 2018. p.56.)

“Buda dizia que a mente humana deve ser mais temida que cobras venenosas e assaltantes vingadores”.(COEN, em KARNAL, Leandro e COEN, Monja. O Inferno somos Nós– do Ódio à Cultura de Paz. Campinas: Papirus Sete Mares, 2018. p.32.) (negrito no original)

“Acredito que seja muito importante haver uma reinversão de valores, dando maior ênfase às coisas boas, para que possamos desenvolver uma cultura de paz. Cultura de cultivar- como cultivamos plantas, flores, furtos e alimentos- afetos. Cultivar a não violência ativa, como insistiu Mahatma Ghandi   em sua vida, cultivar o cuidado, o respeito, a compreensão humana, alertar contra os preconceitos e as discriminações, alertar contra as várias formas de violência. Mas é preciso dar também visibilidade ao que é benéfico, aos bons exemplos a serem seguidos.”(COEN, em KARNAL, Leandro e COEN, Monja. O Inferno somos Nós– do Ódio à Cultura de Paz. Campinas: Papirus Sete Mares, 2018. p.54.) (itálico e negrito no original)

“ A cultura de paz já está na maioria dos textos ,ela ainda não está é na maioria dos corações”.(KARNAL, em KARNAL, Leandro e COEN, Monja. O Inferno somos Nós– do Ódio à Cultura de Paz. Campinas: Papirus Sete Mares, 2018. p.58.)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 730641 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 19 de Janeiro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold