REFLEXÕES SOBRE ÉTICA E ” CIBERCIDADANIA”

fevereiro 2, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

a foto capa obra NaliniDo  Prof. Dr. José Nalini na sua obra ” ÉTICA-GERAL E PROFISSIONAL  (13.ed.rev. atual,amp. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2016.p.535),destacamos texto objetivo sobre Ética e ” Cibercidadania”( Tema atualíssimo)  para reflexões de nossos Leitores, como segue:

” Justiça, fraternidade e solidariedade são objetivos essencialmente éticos. A eles não se chega  senão mediante um comportamento moral irrepreensivel.

Esse o foco no terreno da cibercultura e em todos os outros pertinentes à única espécie racional sobre a face da terra.

Um campo que precisa ser mais explorado no Brasil é a chamada “cibercidadania”. Hoje é possível fiscalizar a atuação dos políticos pela internet.  Higor Vinicius Nogueira Jorge faz um retrospecto da trajetória da internet, desde a década de 90, e salienta “sua constante evolução e a criação de novas aplicações  nesse ambiente. Dentre elas, destaca-se a possibilidade de acompanhar o trabalho do governo e de políticos, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. Com a aprovação da chamada Lei de Acesso à Informação- 12.1517/2011- o cidadão passou a ter ainda mais instrumentos para essa finalidade” [94]. Esse protagonismo é essencialmente um exercício ético.

A Ética é o diferencial para tornar a tecnologia um instrumento de concretização da dignidade da pessoa humana. Bill Gates reconhece que tecnologia, por si só, não muda o mundo , mas é otimista: “ Chegará o dia em que as pessoas, equipadas com recursos digitais,  usarão a tecnologia para inovar em seu beneficio, criando soluções que   o setor software jamais terá considerado”. [95] .”

 —– Notas:

“[94] Higor Vinicius Nogueira Jorge, Cibercidadania- a fiscalização da atuação dos políticos pela internet, Revista Jurídica Consulex, ano XVI, n. 376, 15.09.2012,p.7.)”

[95] Gates, Bill, Tecnologia, por si só, não muda o Mundo, Folha de S. Paulo , 27.12.2012, p. A 18.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 767035 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 28 de Fevereiro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold