“PANDEMIA PODE REVOLUCIONAR DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA”

março 25, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

Destacamos a seguir noticia muito interessante publicada no Site da APFUSC-Associação dos Professores da UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. Merece leitura e prosseguimento de estudos sobre o assunto! Assim:

“24/03/2020 -Na Mídia:
Busca por vacina e medicamentos contra Covid-19 faz plataformas liberarem acesso a artigos e publicarem material ainda não revisado para agilizar compartilhamento de dados
A atual pandemia de coronavírus, que infectou mais de 340 mil pessoas e matou mais de 14,7 mil até esta segunda-feira (23/03), pode revolucionar a maneira como se divulga ciência. Grandes editoras se comprometeram a liberar o acesso a artigos sobre a covid-19, a doença respiratória causada pelo novo vírus, em suas plataformas. O objetivo é compartilhar conhecimento o mais rápido possível e, assim, contribuir com a busca por uma vacina ou algum tipo de medicamento que possa amenizar os efeitos do coronavírus.

O acordo, organizado pela fundação Wellcome Trust, foi assinado em 31 de janeiro por 117 editoras de publicações científicas. As signatárias disponibilizam os textos de duas formas: repositórios dos chamados preprints (pré-impressão) – artigos que ainda não foram revisados por outros pesquisadores; e artigos já submetidos à avaliação, publicados em periódicos científicos.

Movimentos parecidos foram feitos com a Sars, em 2002 e 2003, e com o vírus zika, em 2015, mas a proporção da atual pandemia e o número elevado de estudos que estão sendo publicados diariamente em diversas plataformas é algo inédito e sem precedentes no mundo da ciência, afirma o diretor da plataforma Scielo, Abel Packer.

´A Sars teve uma solução muito mais rápida e provocou menos mortes [mais de 800], então o que ocorre agora com o coronavírus é inédito. O consenso no mundo científico é que o conhecimento precisa ser aberto o mais rápido possível, pois, assim, uma pesquisa ajuda a outra´, explica Packer.

Leia na íntegra: Deutsche Welle Brasil. “

Fonte:

https://www.apufsc.org.br/2020/03/24/pandemia-pode-revolucionar-divulgacao-cientifica/ 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 919464 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 03 de Junho de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold