A PESQUISA CIENTÍFICA SÉRIA NÃO ESTÁ EM “ISOLAMENTO”.

abril 1, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

foto de Tainá com microfoneNossa Colaboradora Permanente Tainá Fernanda  PEDRINI , em objetivo texto traz ponderação procedente sobre a Pesquisa Científica. Merece leitura atenta o inteiro teor, a seguir:

 “Em maio de 2019, com o honroso convite do Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold, escrevi para este Blog texto com o título “Apelo à Pesquisa no Brasil”.

Iniciei: ´Há pouco tempo, ao falar sobre pesquisa científica, ouvi, mais uma vez, a seguinte afirmação: ´É uma pena que essas pesquisas não são utilizadas para nada´ ´.

 Em tempos hodiernos, parece-me que nunca esperamos tanto que os Pesquisadores nos salvassem. Parece e, permitam-me a repetição, que a Pesquisa, raramente, foi tão mencionada nos jornais, embora ainda pouco incentivada.

Pesquisadores apaixonados, mesmo com parcos recursos, dedicam-se, muitas vezes, com dinheiro próprio ao objetivo de suas pesquisas, que beneficiam a todos.

O presente texto, após essa primeira consideração, que jamais poderia ser esquecida, é apelo, um pouco, diferente.

Diferente porque, nos últimos dias, tenho visto inúmeras publicações (e, pasmem, de pessoas que têm o privilégio de cursar Ensino Superior) sem qualquer cunho científico.

Vi desde teses conspiratórias até a utilização de números equivocados e correspondentes a outros períodos da história.

A evidência científica, com as Meta-Análises e Revisões Sistemáticas, os Estudos Randomizados e Controlados (RCTs) e Estudos de Coorte, com pesos científicos maiores, aparentemente, foram esquecidos.

O alarde à população – com relação às publicações desprovidas de conteúdo científico – misturou-se à dúvida sobre o quê, realmente, está acontecendo.

O apelo, agora, já cientes da necessidade de pesquisas, é para que esses relevantes estudos – de difícil e criteriosa análise metodológica – sejam priorizados, divulgados e homenageados.

Como outrora, ressalto que o presente e singelo texto não tem cunho político, bem como não é análise sobre o problema de saúde derivado do COVID-19, porque, neste caso, com a formação acadêmica necessária, deveria ser realizado estudo de acordo com a metodologia e seriedade necessárias.

Esse texto é para você, que possui nível de escolaridade que lhe permite analisar pesquisas científicas publicadas, a fim de que ajude na disseminação de informações confiáveis àqueles que, muito provavelmente, não tiveram oportunidade de estudar.”

( A autora é Assessora Jurídica. Conciliadora. Mestre em Ciência Jurídica pela Widener University, Delaware Law School, e pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós-graduanda em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABConst) e em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Damásio-ID Lattes: 7222274253824129)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 919467 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 03 de Junho de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold