HOMENAGEM Á PROFESSORA E DEPUTADA ANTONIETA DE BARROS

julho 28, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO DE ANTONIETA DE BARROSPrestamos aqui a nossa homenagem à  PROFESSORA  e DEPUTADA ANTONIETA DE BARROS, transcrevendo texto que muito bem resume sua Biografia e revela aspectos muito especiais de sua extraordinária Personalidade.

“Nasceu em 11 de julho de 1901, em Florianópolis/SC. Filha de Catarina de Barros e de  Rodolfo de Barros. Solteira. De família muito pobre, ainda criança ficou órfã de pai e foi criada pela mãe que era lavadeira.

Alfabetizada aos 5 anos, concluiu os estudos primários (atual Ensino Fundamental) na Escola Lauro Müller e, aos 17 anos, ingressou na Escola Normal Catarinense – atual Instituto Estadual de Educação, onde realizou curso equivalente ao Ensino Médio e diplomou-se em 1921.

Fundou o Curso Particular Antonieta de Barros, em 1922, e o dirigiu até o ano de sua morte (1952), destinado à alfabetização da  população carente.

Desde o início conviveu com diversos desafios e preconceitos por sua cor, classe social e por ser mulher.

Seu objetivo de ser professora foi alcançado, sendo considerada uma das melhores educadoras do seu tempo, especialmente na educação de jovens catarinenses. Venceu preconceitos, mudou seu destino e tornou-se ainda escritora, jornalista e representante política reconhecida.

Destacou-se pela dedicação aos estudos; pela coragem de expressar suas ideias em uma época que as mulheres não tinham liberdade de expressão; por ter conquistado um espaço na imprensa e, por meio dele, opinar sobre as mais diversas questões; e principalmente por ter lutado pelos menos favorecidos e pela educação.

Nos anos de 1920, iniciou as atividades de jornalista e foi muito produtiva:

  • Criou e dirigiu o jornal A Semana, em Florianópolis, mantido até 1927;

  • Dirigiu o periódico Vida Ilhoa,na mesma cidade (1930);

  • Fundou e dirigiu o jornal A Semana,entre os anos de 1922 e 1927.

Suas crônicas eram veículos transmissores de suas ideias, principalmente ligadas às questões da educação, aos desmandos políticos, à condição feminina e ao preconceito racial.

Na década de 1930, trocou correspondência com a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), comprovadas por cartas entre ela e Bertha Lutz, guardadas atualmente no Arquivo Nacional. Berta foi uma ativista pelo direito do voto feminino, uma das fundadoras da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, em 1918, representou as brasileiras na Assembleia Geral da Liga das Mulheres Eleitoras, nos Estados Unidos, em 1922, quando foi eleita Vice-Presidente da Sociedade Pan-Americana, e fundadora da FBPF.

Antonieta escreveu vários artigos para jornais locais e o livro Farrapos de Idéias, em 1937, com o pseudônimo de “Maria da Ilha”. Fez parte do Conselho Deliberativo da Associação Catarinense de Imprensa, a partir de 1938.

Em Florianópolis, lecionou na Escola Normal Catarinense (ensinava português e literatura, a partir de 1934), no Colégio Coração de Jesus e no Colégio Dias Velho, neste último foi Diretora, de 1937 a 1945. Foi professora do atual Instituto Estadual de Educação, entre os anos de 1933 e 1951, e sua Diretora, de 1944 a 1951, nomeada por Nereu Ramos, quando se aposentou, mas continuou ensinando até o fim de sua vida.

´Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar, à força insuperável da Fé.´(Antonieta de Barros.). “

O  belo integral acima foi transcrito literalmente da fonte :

 http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/68-Antonieta_de_Barros

 FONTE da Foto :

https://www.google.com/search?q=foto+de+antonieta+de+barros&sxsrf=ALeKk01D8jOQUh8AKdpuiFCwYoSZkLN-EA:1595986252626&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=1lXFEwFZMiYhOM%252CopgvwU5zpQZnLM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kSD5psSnHldwghrRUcjlslfgqKCLg&sa=X&ved=2ahUKEwjYvZ2NqPHqAhV9IrkGHaZtBssQ9QEwCHoECAoQIg&biw=1094&bih=472#imgrc=1lXFEwFZMiYhOM 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1159655 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 12 de Agosto de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold