RENOVADA E MERECIDA HOMENAGEM AO PROF.DR. HENRIQUE STODIECK

agosto 27, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

capa stodieckO Responsavel pelo nosso Blog, Prof. Dr. Cesar Luiz PASOLD, homenageia, mais uma vez – e merecidamente- a memória do Prof. Dr. Henrique STODIECK ( Professor; Advogado – ex Presidente do IASC; depois, Juiz Trabalhista do 2°Grau; Patrono da Cadeira n. 01 da ACALEJ- Academia Catarinense de Letras Jurídicas ). Nascido na Ilha de Santa Catarina em 27 de agosto de 1912,  faleceu  em 28 de agosto de 1973. A seguir transcrevemos trecho especial de autoria do Dr. PASOLD,  selecionado da Obra “ O Pensamento de Henrique Stodieck” ( Joaçaba: Ed.Unoesc, 2016, p. 21 a 23). Merece leitura atenta , como segue:

“HENRIQUE STODIECK, “humanista, filósofo, sociólogo, educador, cultor do direito, escritor, juiz” [1] nasceu em Florianópolis em 27 de agosto de 1912, filho de Ernesto Stodieck e D. Lucy Moellmann, tendo falecido em 28 de agosto de 1973.

          Iniciou seus estudos em Blumenau, completando o secundário em Florianópolis. Em 1931 e 1932 cumpriu dois anos de estudos na Faculdade de Engenharia de Itajubá, Minas Gerais. Não concluiu este curso porque se transferiu para São Paulo, ali iniciando a Faculdade de Direito no Largo São Francisco e tornando-se Bacharel em Direito em 1937, em Niterói.

Foi Professor e Diretor do Instituto Estadual de Educação em Florianópolis, no qual, pioneiramente, lecionou Filosofia, a partir de 1938. Em 1940, com 28 anos, fez concurso e, aprovado, passou a ocupar Cátedra na Faculdade de Direito de Santa Catarina, ambiente em que realizou profícua atividade intelectual, científica e cultural, sob o permanente respeito de seus colegas Professores e especial admiração de seus Alunos, entre os quais, honrado, me incluo.

Foi Presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina-IASC, Membro da Academia Americana de Ciência Política, da Associação Americana de Antropologia, da Associação Americana para o Desenvolvimento da Ciência, do Instituto de Direito Social de São Paulo, da Sociedade Internacional do Direito do Trabalho e Legislação Social (sede em Genebra), do Instituto Latino-Americano de Direito do Trabalho e de Seguridade Social, e do Instituto Brasileiro de Sociologia, entre tantas e relevantes funções exercidas.

 Analista acurado e pesquisador exemplar, dedicou-se ao estudo do pensamento de filósofos e sociólogos de renome, tais como Georges Gurvich (de quem foi aluno em 1953), Bérgson, Bertrand Russel, Perelmann, Nietzsche, Heidegger e Naraghi.

Admirado nacional e internacionalmente pela sua erudição e produção intelectual, foi considerado pelo Imortal (da Acadêmica Brasileira de Letras) Evaristo de Morais Filho, como um dos homens mais cultos de seu tempo.

Produziu inúmeros ensaios sobre os mais variados temas, do Direito do Trabalho (campo de conhecimento no qual pontificou muito especialmente) à Sociologia e à Filosofia.

 Alguns dos seus trabalhos estão reunidos em duas obras que se destacam: “Bérgson e outros temas” (publicada em 1966[2]) e “Convenção Coletiva de Trabalho e outros ensaios” (publicada postumamente, em 1974[3]) […].”

——-

[1] Conforme: CASCAIS SOBRINHO, Altair da Silva. Henrique Stodieck. Revista do Instituto dos Advogados de Santa Catarina. Florianópolis, julho/dezembro, 1984, p. 9-15. […]

[2] STODIECK, Henrique. Bergson e outros temas. Florianópolis: Editora Roteiro, 1966. Prefácio de Osni Regis.

[3] STODIECK, Henrique. Convenção Coletiva de Trabalho e outros ensaios. São Paulo: LTR, 1974.  Prefácio de Mozart Victor Russomano.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1281381 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 18 de Setembro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold