CARREIRA ACADÊMICA PROFISSIONAL E A “VITRINE” DAS REDES SOCIAIS

setembro 8, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

A Professora Tainá Fernanda PEDRINI [1] e o Advogado Maykon Fagundes MACHADO[2]OAB/SC 58.416  , produziram, em coautoria,  texto sobre a “vitrine” que as Redes Sociais proporcionam e suas possíveis conexões  com e repercussões na Carreira Acadêmica e Profissional. Merece leitura atenta , como segue:

“Há tempos estamos refletindo sobre a exposição e a mudança ocasionada em razão das redes sociais, especialmente o afloramento de narcisismos e o aumento da depressão.

Escrevemos sobre o uso de opioides e as falsas vidas completamente felizes expostas. Acreditamos que não postamos nossas fraquezas e fracassos – e, “postamos”, de modo a utilizar “nós” – nos incluindo.

As redes sociais, sob outro vértice, também são usadas como vitrine a profissionais.

Nesse aspecto, é relevante sublinhar que a carreira acadêmica é deveras árdua.

A formação de um profissional perpassa diversas fases e obstáculos. Portanto, esse “mar” de marketing – bom àqueles que se instruíram – deve ser acompanhado de uma verificação por parte dos Leitores.

As páginas bonitas e bem preparadas devem ser seguidas do zelo do leitor, ao investigar as peculiaridades da formação e da atuação profissional dos expositores.

Percebe-se que, em tempos líquidos, e nessa modernidade tardia vivenciada, a propagação do “ter” nos parece ser mais satisfatória do que propriamente o “ser”, contudo, a felicidade desse famigerado momento-vitrine dura apenas alguns minutos, ou sim, pode durar até alguns anos.

Entretanto, pode-se não chegar ao êxtase da satisfação profissional – justamente porque a felicidade só pode ser encontrada nas sutilezas e não nas vaidades intrínsecas que surgem – ora, o ciclo é infindável.

Quando falamos em sutilezas, o sentido que se busca expressar é a valoração das subjetividades, sobretudo, utilizar do conhecimento como multiplicador, nos moldes da Humildade Científica – e não para constranger outrem de forma a levar a crer que se trata de uma impossibilidade alcançar tal carreira ou objetivo. Justamente o contrário.

Além de valorizar as sutilezas, verifica-se oportuno considerar que, igualmente nesse trajeto de vida, as gentilezas podem ser construídas, sem quaisquer intenções posteriores, ademais, em uma carreira de sucesso, – o maior significante será tanto a excelência e, afirma-se, sim, a Vocação, principalmente de forma conjunta com a Humildade.

Talvez, de fato, a utopia esteja para além do horizonte.

Acreditar em uma realidade em que se busca uma carreira por vocação, adicionada ao sentido da exposição puramente didática, de forma a beneficiar terceiros, pode parecer distante em uma vivência capitalista. Sejamos a mudança que almejamos no mundo.

Se pudermos fazer refletir, singelamente, em alguém, já valerá completamente a pena!”

———————

FOTO TAINÁ PARA BLOG[1] Coordenadora do Curso de Direito Uniasselvi, campus Brusque/SC. Assessora Jurídica. Doutoranda em Ciência Jurídica pela Università degli Studi di Perugia/ITA e pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestra em Ciência Jurídica pela Widener University, Delaware Law School e pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e em Registral e Notarial pela Faculdade Damásio. Pós-graduanda em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). E-mail: <tainapedrini@live.com>. CV lattes: http://lattes.cnpq.br/7222274253824129

FOT ATUAL MAYKON PARA BLOG[2] Mestrando em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Bolsista FAPESC. Pós Graduando em Jurisdição Federal pela ESMAFESC.

Advogado (OAB/SC 58.416). E-mail. adv.maykonfagundes@gmail.com.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5584227459288564

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1281492 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 18 de Setembro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold