A ÉTICA DA HUMILDADE CIENTIFICA

outubro 8, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO DE NORBERTO BOBBIO PENSATIVONo pensamento e na  prática de Norberto BOBBIO sobre a “ética da humildade científica” ocupa um lugar especial o que ele entendia como a permissão para a dúvida. Destacamos duas de suas objetivas lições a este respeito:

“ Quem realiza uma busca, especialmente no campo das ciências humanas, uma vez examinado os prós e os contra, pode também se permitir terminar a sua pesquisa com um ponto de interrogação” [1]

E  mais contundentemente:

“ Bem sei que terminar um discurso com perguntas deixa um gosto amargo na boca. Mas continuo acreditando que é preferível fazer perguntas serias a oferecer respostas frívolas.”[2]

[1]  BOBBIO, Norberto. (org. de Alberto Pappuzi). Diário de um Século. Autobiografia.  Tradução de Daniela Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1998. Título original: Autobiografia, p. 180.

[2]  BOBBIO, Norberto. (org. Michelangelo Bovero) Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 2002. Título original: Teoria Generale della Política, p.215.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1384601 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 26 de Outubro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold