UM GUIA PARA COMPREENDER O PROCESSO DE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DOS EUA

outubro 16, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO GIANCARLO MOSERO  Colaborador Permanente   Prof. Dr. Giancarlo MOSER (Pós-Doutor pela FGV/RJ , Doutorado em Ciências Sociais , Doutorado em Patrimônio Cultural (PPGTH/UNIVALI), Graduação em História pela UFSC , Licenciatura em Sociologia- Professor da UNISUL), elaborou um objetivo “Guia” para compreender o Processo Eleitoral Presidencial que está ocorrendo nos Estados Unidos da América do Norte. Merece leitura atenta, como segue em inteiro teor:

“O processo de Eleição Presidencial dos EUA pode nos parecer complicado e até bizarro: O que é um colégio eleitoral? Qual é a diferença entre uma primária e um cáucus? Para que servem as convenções nacionais? Como funciona o Colégio Eleitoral?

Uma eleição para presidente dos Estados Unidos acontece a cada quatro anos na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro. A próxima eleição presidencial será em três de novembro de 2020. Em outras eleições nos Estados Unidos, os candidatos são eleitos diretamente pelo voto popular. Mas o presidente e o vice-presidente não são eleitos diretamente pelos cidadãos. Em vez disso, são escolhidos por “eleitores/representantes” por meio de um processo denominado Colégio Eleitoral. O processo de utilização de eleitores vem da Constituição. É um compromisso entre o voto popular dos cidadãos e o voto no Congresso.

Um ano antes das eleições

Os Candidatos dos dois principais partidos políticos, Democratas e Republicanos, começam suas caminhadas de campanha. Eles montam sua equipe e começam a viajar pelo país para pedir apoio e arrecadar fundos para suas campanhas.

No início das campanhas

Candidatos de ambos os partidos participam de debates na televisão. Durante os debates, cada candidato terá que responder a perguntas sobre suas políticas, bem como defender sua posição sobre questões e políticas contra outros candidatos.

Então começa o processo eleitoral

Etapa 1: Primárias e Cáucuses

Há muitas pessoas que querem ser presidente, cada uma com suas próprias ideias sobre como o governo deve funcionar. Pessoas com ideias semelhantes pertencem ao mesmo partido político. É aqui que entram as primárias e os cáucuses. Os candidatos de cada partido político fazem campanha em todo o país para ganhar o voto ou indicação de seus membros.

A partir de fevereiro, os principais eventos de votação, Primárias e Cáucuses, levarão a uma seleção de delegados que representarão o povo nas próximas convenções. O foco principal será nos resultados de Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, que geralmente podem determinar quem será o candidato presidencial final para cada partido.

Em um Cáucus: Os membros do partido selecionam o melhor candidato por meio de uma série de discussões e votos.

Em uma Primária: Os membros do partido votam no melhor candidato que os representará nas eleições gerais.

Etapa 2: Convenções Nacionais

Cada partido realiza uma convenção nacional para selecionar um candidato presidencial final. Os delegados estaduais das primárias e cáucuses selecionados para representar o povo vão agora “endossar” seus candidatos favoritos e o candidato presidencial final de cada partido será anunciado oficialmente no final das convenções. O candidato presidencial também escolhe um companheiro de chapa (candidato a vice-presidente). Os candidatos presidenciais fazem campanha em todo o país para conquistar o apoio da população em geral.

Etapa 3: Eleições Gerais

Pessoas em todos os estados do país votam em um presidente e um vice-presidente. Quando os americanos forem às urnas em novembro (existe o voto antecipado por correio em vários Estados dos EUA), eles escolherão seu candidato presidencial e seu companheiro de chapa.

Quando as pessoas votam, na verdade estão votando em um grupo de pessoas chamado Eleitores. Exceto nos estados de Maine e Nebraska, se um candidato receber a maioria dos votos do povo de um estado, o candidato receberá todos os votos eleitorais desse estado. O candidato à presidência com o maior número de votos eleitorais se torna o presidente dos Estados Unidos.

Etapa 4: Colégio Eleitoral

O Colégio Eleitoral é um processo no qual eleitores ou representantes de cada estado em número proporcional à população do estado votam e determinam quem será o presidente. Cada estado obtém o número de eleitores com base em sua representação no Congresso. São 538 eleitores selecionados de acordo com a política de cada estado. Cada eleitor dá um voto após a eleição geral e o candidato que obtiver mais da metade (270) vence.

O recém-eleito presidente e vice-presidente são empossados em janeiro.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1384958 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 26 de Outubro de 2020.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold