REFLEXÕES SOBRE SER UM ALUNO –E TER ORGULHO DISTO!

dezembro 8, 2020 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOT ATUAL MAYKON PARA BLOGO Advogado (OAB/SC 58.416) e Mestrando em Ciência Jurídica pela UNIVALI, Maykon Fagundes MACHADO [1] produziu texto para nosso Blog, com suas reflexões a respeito de ser ALUNO ,e, ” ter orgulho disto”. Merece leitura reflexiva, como segue:

“Ser um Aluno, oras, é uma vocação para poucos desde a infância até o fim da vida.

Iniciamos a vida apreendendo, desde as primeiras palavras até a compra da primeira caixa de lápis de cor, “que felicidade por mais um dia de aula”, diriam os vocacionados a aprender.

Logo depois disto, aprendemos minimamente o sentido das coisas. As contas infindáveis em matemática e as discussões incessantes sobre aspectos da história nos despertam para vida.

Tendo o conhecimento mínimo para nos situar no mundo, e claro, perceber que ao contrário do que pensávamos, a matemática e a história são de suma importância, conseguimos avistar seus reflexos a cada dia.

Em seguida, os debates progridem, nos preocupamos agora em saber se realmente na sociologia Karl Marx estava certo em suas afirmações e se na biologia pode-se realmente explicar por exemplo o sentido da existência do ecossistema da vida.

A partir desses conhecimentos preliminares, um mundo de sabedoria pode nos ser oferecido nas mais diversas áreas, uma coisa é certa, o respeito pela Educação até aqui já pode ser substancial, veja o que o Ensino lhe proporcionou. Como escolhi o Direito, sigamos.

Aqui, logicamente as discussões podem ser trabalhadas no campo da interdisciplinaridade, com todo respeito a Hans Kelsen, obviamente.

Percebe-se que o Direito realmente possui uma relevância ímpar na Sociedade e está presente nas mais variadas discussões, sejam elas sobre Finanças, Meio Ambiente, Propriedade Privada e até mesmo no bom tratamento que merece os Animais, aliás, eles não são coisas, ao contrário do dito pela corrente clássica civilista.

Findando-se um ciclo, recebe-se um diploma e sente-se saudade de todas as discussões produtivas, de todos os percalços e superações, inclusive se lembra da primeira caixa de lápis colorida dita anteriormente, a curva do esquecimento não apaga as lembranças marcantes, o bom Aluno entende isto e prossegue.

Talvez este bom Aluno, possa algum dia se tornar um professor, mas de forma alguma deve se abster do seu maior título, eis ele: ALUNO (grifo e caixa alta do autor, em razão da relevância do título).

Ele continuará aprendendo, ainda que lecione para graduandos, mestrandos ou até mesmo doutorandos, eis a essência da Humildade Científica.

Compreende-se objetivamente que as titulações não são de forma alguma meramente objetos de poder, mas capacitação para capacitar, e por fim deixar um legado, todo aluno sabe disto (ou deveria saber).

Sejamos enfim, eternos aprendizes, que possamos prosseguir sempre em aprender o novo, sem jamais ter a pretensão de esgotar a temática, nos moldes da Humildade Científica, sabendo que o nosso mais elevado grau sempre será o de Aluno, aprendendo a cada dia, valorizando sobretudo a Educação em si, o Ensino e a Pesquisa, como realmente deveria”

__________

[1] Aluno. Mestrando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós Graduando em Jurisdição Federal pela Escola Superior da Magistratura Federal do Estado de Santa Catarina – ESMAFESC. Advogado (OAB/SC 58.416). Membro efetivo das Comissões da OAB Subseção de Itajaí-SC em: 1) Direito Ambiental e 2) Análise de Contas Públicas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1539916 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 22 de Janeiro de 2021.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold