COMO SER UM ESTAGIÁRIO DE SUCESSO: relato e efeitos de uma Palestra on line.

março 27, 2021 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO ROSANGELA MARÇO 2021A ACADÊMICA ROSANGELA SILVA ACIOLE, estimulada pelo Prof. Eraldo Concenco (Coordenador do NPJ da Faculdade Estácio de Sá-São Jose/SC )  assistiu , no dia 11 de março pp,  uma Live na qual o Presidente da Subseção da Barra da Tijuca- 57ª da OAB do Rio de Janeiro-RJ, o   Dr. Marcus Antonio Silva Soares, tratou de tema muito relevante para os Acadêmicos de Direito: o Estágio, O Estagiário e o Sucesso!

Nosso Blog, diante do interessante depoimento constante na crônica que a Acadêmica elaborou tendo por base o seu relatório apresentado ao Coordenador Prof. Eraldo, resolveu publicá-lo, porque merece leitura atenta, especialmente pelas/os Acadêmicos/as e Estagiárias/os de Direito. Eis o texto:

“Tive o prazer de , no dia 11 de março pp, assistir  Live  de Palestra muito interessante ,ministrada pelo  Presidente da Subseção da Barra da Tijuca- 57ª da OAB do Rio de Janeiro-RJ, o   Dr. Marcus Antonio Silva Soares.

Nela verifiquei como é importante para a/o Acadêmica/o de Direito realizar o seu Estágio durante o Curso de Graduação, não o fazendo tão somente como requisito de crédito a cumprir, mas sim para aprender de tal modo que  quando vier a ser   um/a profissional o seja de sucesso. Sabemos que não é fácil chegar até esse patamar tão elevado.

Não se trata de, apenas, se formar e abrir um Escritório de Advocacia, achando que isto é suficiente e o êxito virá automaticamente. Pelo contrário, é necessário muito trabalho, muita aplicação, ser estudiosa/o o tempo todo e, sem exceção,  atender com muita atenção aos/às Clientes.

É muito importante que o/a Acadêmico/a realize o estágio escolhendo a área, de acordo com sua preferencia de ramo do Direito.

No meu caso, sinto uma preferencia pela área trabalhista.

Tanto é  assim, que compus o meu TCC nessa área e também porque convivo permanentemente com um Advogado que milita há muitos anos  também no Direito Trabalhista.

Na Palestra/Live ficou bem  claro, das palavras do   Dr. Marcus Antonio Silva Soares que, quando  tomamos a nossa decisão optando pelo Curso de Direito, precisamos perceber  que isto exige muita pesquisa, estudo e aplicação. E assim deve acontecer, não apenas para as provas das disciplinas, mas e principalmente, ao longo do Estágio.

O Palestrante também ressaltou como é conveniente ter, no Estágio, o Espírito de Equipe, o que significa que todas/os se ajudam, aprendendo um com os outros.

Infelizmente, há mais de um ano – por conta dessa terrível pandemia- os trabalhos de estágio tem sido, exclusivamente, na forma on line, portanto, remotos. Ou seja,  sem o contato manual com processos e peças processuais e sem a presença dos Clientes e a assistência presencial nas audiências.

Nessa realidade, os Escritórios de Advocacia, transferiram-se de fato e mesmo de direito, para os ambientes domésticos, e em isolamento social total. Esse, é necessário pela ameaça assustadora do covid-19, agora já com algumas cepas.

Por essa circunstância toda, em primeiro lugar não basta ser um excelente aluno das matérias, na teoria. É preciso se dedicar realmente na prática, procurando compreender, sempre e em todo o tempo, que existem conexões entre a teoria/doutrina e o que está na lei ou na jurisprudência, e a prática real.

Nunca é demais repetir que o Direito é muito dinâmico, tanto na produção de Leis, como na Jurisprudência e na Doutrina.

Então, tem muita razão, Dr. Marcus Antonio Silva Soares, quando estimula claramente a importância de nós, os /as Acadêmicos/as de Direito, nos dedicarmos, com toda a aplicação, ao Estágio.

Estágio é sempre um trabalho de e em Equipe, nunca é demais repetir.

Para o Palestrante o Estágio na Universidade “faz toda a diferença” pois você adquire experiência para o futuro exercício efetivo da Profissão. Devemos investir fortemente em estudos, conhecimentos e cursos, porque o Estudante de Direito não pode se acomodar quando aprendeu alguma coisa. Tem que ir adiante na busca de novos conhecimentos e de mais experiência: o futuro mercado de Advogado que ela/e vai enfrentar, é muito concorrido!

Conforme disse o Dr. Marcus são aproximadamente 1 milhão e trezentos mil Advogados no Brasil. É um numero bastante significativo!

Encerro esta crônica insistindo que, para mim, foi muito importante assistir a Palestra, principalmente porque me estimulou fortemente a levar, mais a sério ainda, as minhas atividades de Estágio. Assim vou fazer, porque tenho a convicção de que se eu for uma Estagiaria aplicada serei uma  Advogada competente! E é o que pretendo e desejo ser!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1666456 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 12 de Maio de 2021.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold