“A ETICIDADE, A SOCIABILIDADE E A OPERABILIDADE”

julho 17, 2021 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO LIVRO REGISTRO IMOVEIS FRANCINYRecomendamos a obra :   ABREU, Franciny  Beatriz. Registro de Imóveis– Temas selecionados. Apontamentos  pessoais. Florianópolis: Conceito Atual Editora, 2021. Dela extraímos da p. 19, o interessante trecho que segue:

“Sabemos que a idéia de Justiça varia conforme a evolução da sociedade, considerando a estrutura interna ou personalidade (consciência) da média da população.

Como já estamos no Século XXI, em que já galgamos muitos avanços intelectuais e tecnológicos como humanidade, acreditamos que a Justiça (aqui incluso o Registrador) possa espelhar um ideal elevado de consciência, construindo ‘pano de fundo’ para o avanço moral do cidadão médio,  que ainda foca-se na separatividade no ‘Ter acima do Ser’.

Por isso a eticidade, a sociabilidade  e  a operabilidade  , apontados por Miguel Reale , são tão importantes para a compreensão do que é “Justiça” no mundo atual, porque formam uma tríade que é a base, a viga mestra, para a interpretação e a boa aplicação do Direito, em cada caso concreto. Falhando algum aspecto deste tripé, a verdadeira justiça estará comprometida (entendida esta como ideal elevado que dá a cada um o que é seu).”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1745473 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 17 de Julho de 2021.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold