CIÊNCIA E HUMILDADE CIENTÍFICA

agosto 9, 2021 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO CAPA MPJ 14EDEm PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica– Teoria e Prática. 14.ed.rev.atual.e amp. Fpolis: EMAIS, 2018. p.23 e 24.)

” Fazer Ciência e entregar-se à sua melhor dinâmica é sobretudo, adotar e utilizar , com rigor, método(s) e técnica(s) adequado(s). E há necessidade de cultivar permanentemente um tríade fundamental: aprumo metodológico + fundamentação epistemológica + qualidade de conteúdo.

Mais : é necessário ser persistente nessa utilização e sempre com a Humildade Científica ativada para substituir inteligentemente o Método ou a Técnica que se revelarem inadequados por outro (a ) apropriado (a) .

Humildade Científica é a capacidade de reconhecer nossas limitações de conhecimento e atentar para a dinamicidade da vida e do universo,  buscando sempre a ampliação de nosso aprendizado.

Sob uma perspectiva bem prática, Humildade Científica é a atitude (tendência interna) de reconhecimento de que nunca se sabe tudo sobre algo, seguida de ação ( comportamento efetivo) que busca, pela aprendizagem, a superação de nossas áreas de ignorância, com a leitura de livros, jornais e revistas e com o diálogo com outras pessoas.

A ausência de Humildade Científica costuma atrair o excesso de orgulho e , como adverte Fernando Pessoa, ” […] o orgulho é prejudicial à exata imparcialidade da precisão científica “[3].


“[3-  PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 107.(mantida a grafia constante no original). ] “

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1816313 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 26 de Setembro de 2021.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold