IASC CELULA MATERNA DA ADVOCACIA CATARINENSE

novembro 1, 2021 Cesar Luiz Pasold Informações 0 comentários

FOTO GILBERTOO Presidente do IASC-  INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SANTA CATARINA, Presidente eleito do Colégio de Presidentes da FEDERAÇÃO NACIONAL DOS INSTITUTOS DE ADVOGADOS DO BRASIL , e Presidente da FEDEREÇÃO NACIONAL DOS iNSTITUTOS DE ADVOGADOS DO brasil, Advogado e Professor Gilberto Lopes TEIXEIRA ,a nosso convite, escreveu texto em que o Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) é devida e merecidamente homenageado pelos seus 90 anos de existência. Merece leitura atenta, nesse momento histórico. Segue o texto.

O Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), como primeira e mais antiga associação de advogados do Estado e berço da criação da Seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil, vem render homenagem aos seus Membros Efetivos e à comunidade jurídica pelos seus 90 anos de fundação, em 1º de novembro.

Prestando relevantes serviços à Sociedade, à comunidade jurídica estadual e nacional, o IASC tem sido formador de opinião, luta em prol do bem estar comum; por seus membros advogados é indispensável à administração da justiça, luta em defesa da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência da administração pública de quaisquer dos Poderes.

Desde sua criação, o IASC tem por destino representar e defender a classe dos advogados, dispondo de Estatuto próprio que elenca os direitos e deveres da classe e define as características essenciais da advocacia: inviolabilidade, função social e independência. Posteriormente acresceu ao seu estatuto o ingresso de membros da magistratura, do ministério público e defensoria dativa.

Há alguns anos frente ao IASC, juntamente com uma constelação de juristas renomados, conseguimos engrandecer e fortalecer o Instituto para que hoje, juntos, celebremos seus 90 anos de lutas e glórias.

Pertencemos à Federação Nacional dos Institutos de Advogados do Brasil e dela, pela primeira vez, Santa Catarina faz parte da Diretoria e do Colégio de Presidentes, honrado em poder presidir este seleto colegiado com atuação nacional.

Assim, meus confrades e confreiras, renovo, hoje, meu juramento de posse, bem como renovo, perante cada um de vocês, meu compromisso de continuar o legado dos ilustres presidentes que me antecederam, sigamos rumo ao centenário de nosso Instituto invocando os dizeres de Voltaire, “a mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça”.

Em nosso Estado democrático o direito e a liberdade dos cidadãos encontra respaldo na Constituição Federal, é certo, mas sua plena eficácia só é atingida por meio da atuação diuturna da advocacia.

Historicamente o IASC tem assumido papel de relevância combatendo os regimes ditatoriais, abusos, arbítrios dos poderes públicos e, recentemente, os efeitos de uma nefasta pandemia.

Parafraseando o escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em versos de 1928, “no meio do caminho tinha uma pandemia, tinha uma pandemia no meio do caminho”.

Lamentamos tantas perdas, rendemos sentimentos de pesar às pessoas enlutadas, e a fazemos homenageando as famílias do Dr. Sidney Guido Carlin e Dr Waltoir Menegotto, inesquecíveis Comendadores do IASC, ícones da advocacia catarinense. Colho do ensejo para registrar também nosso agradecimento aos Comendadores Cesar Luiz Pasold, Ricardo José da Rosa, José Issac Pilati e Solange Donner Pirajá Martins.

Sabidamente vivemos tempos complexos: nossa jovem democracia tem sido alvo de questionamentos, reflexões e desídias; nossa economia vive tempos difíceis; o cenário político é incerto.

O Instituto precisa estar em pé e à ordem, vigilante, para que afrontas à Constituição Brasileira e às leis vigentes não ocorram sob discursos transvestidos.

Unamo-nos, todos, em prol do bem-estar da população e segurança de nossa espécie. A qualquer tempo o IASC esteve, está e estará presente, em defesa permanente da Sociedade. Pois nós, advogados, além de defendermos direitos individuais e coletivos, exercemos uma função social imprescindível.

É bem verdade que o mundo atual passa por mudanças profundas e rápidas. As inovações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas extinguiram profissões seculares, recriaram ofícios e germinaram atividades outrora inexistentes. A inteligência artificial bate à porta. Adentra aos Tribunais e rompe barreiras outrora intransponíveis. Os tempos são, portanto, dinâmicos e exigem que nos adaptemos diariamente. É preciso uma nova Ordem pautada no civilismo, na ética, na solidariedade e na boa conduta; a coletividade sob o individual e o público sob o privado.

A Nova Advocacia, tenho dito, impõe ao advogado especializado a habilidade de negociação, o conhecimento de tecnologia, a capacidade de aprender e reaprender, o raciocínio rápido, a diversidade de conhecimento, o olhar multidisciplinar, o convívio inseparável com a ética, a cordialidade no trato, ser detentor de competências socioemocionais, aberto para descobertas de novos caminhos, às tendências e novidades, a antecipação às necessidades de seus clientes, enfim, um aquebrantar de paradigmas que, no passado, foram úteis, mas que hoje não se sustentam mais.

Meus queridos amigos, sempre haverá uma luz no fim do túnel, já vivenciamos outras dificuldades e agora surge a esperança, feito fênix.

Celebremos com júbilo os 90 anos de serviços do IASC ao povo Catarinense e ao Brasil.

Sejamos pontes a unir caminhos. Avante.

Vida longa ao IASC!” 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Este Blog sucede ao www.advocaciapasold.com.br que foi visitado 109983.

Esta página já foi visitada 1882289 vezes.

Site disponibilizado pela primeira vez em 18 de novembro de 2015.
Última atualização em 27 de Novembro de 2021.
Responsável Técnico: Leonardo Latrônico Prates
Responsável Geral: Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold